Drones da Ucrânia atingiram refinarias de petróleo dentro do território da Rússia nesta quarta-feira (13), no segundo dia de ataques a esse tipo de estrutura no país inimigo.
Segundo informações da agência Reuters, após um ataque na terça-feira (12) a uma refinaria da empresa Lukoil em Níjni Novgorod, ataques de drones ucranianos atingiram outras estruturas nas regiões de Rostov e Riazan.
Essas refinarias foram obrigadas a interromper total ou parcialmente a produção, e os ataques contribuíram para que os preços do petróleo subissem 2% no mercado internacional.
“Estamos implementando sistematicamente uma estratégia detalhada e calculada para reduzir o potencial econômico da Rússia”, disse uma fonte do serviço de segurança da Ucrânia à Reuters.
Em entrevista à imprensa russa, o presidente Vladimir Putin afirmou que o objetivo dessas ações é atrapalhar sua reeleição – a eleição presidencial será realizada entre sexta-feira (15) e domingo (17).
“O principal objetivo, não tenho dúvidas, é, se não atrapalhar as eleições presidenciais na Rússia, pelo menos interferir de alguma forma no processo normal de expressão da vontade dos cidadãos”, disse Putin, que iniciou em fevereiro de 2022 uma invasão de grande escala à Ucrânia.
A Rússia bombardeia com frequência a infraestrutura de energia ucraniana, a ponto de o Tribunal Penal Internacional (TPI) ter emitido na semana passada mandados de prisão contra dois importantes comandantes militares por acusações de crimes de guerra e contra a humanidade por terem comandado ataques desse tipo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião