Drones da Ucrânia atingiram refinarias de petróleo dentro do território da Rússia nesta quarta-feira (13), no segundo dia de ataques a esse tipo de estrutura no país inimigo.
Segundo informações da agência Reuters, após um ataque na terça-feira (12) a uma refinaria da empresa Lukoil em Níjni Novgorod, ataques de drones ucranianos atingiram outras estruturas nas regiões de Rostov e Riazan.
Essas refinarias foram obrigadas a interromper total ou parcialmente a produção, e os ataques contribuíram para que os preços do petróleo subissem 2% no mercado internacional.
“Estamos implementando sistematicamente uma estratégia detalhada e calculada para reduzir o potencial econômico da Rússia”, disse uma fonte do serviço de segurança da Ucrânia à Reuters.
Em entrevista à imprensa russa, o presidente Vladimir Putin afirmou que o objetivo dessas ações é atrapalhar sua reeleição – a eleição presidencial será realizada entre sexta-feira (15) e domingo (17).
“O principal objetivo, não tenho dúvidas, é, se não atrapalhar as eleições presidenciais na Rússia, pelo menos interferir de alguma forma no processo normal de expressão da vontade dos cidadãos”, disse Putin, que iniciou em fevereiro de 2022 uma invasão de grande escala à Ucrânia.
A Rússia bombardeia com frequência a infraestrutura de energia ucraniana, a ponto de o Tribunal Penal Internacional (TPI) ter emitido na semana passada mandados de prisão contra dois importantes comandantes militares por acusações de crimes de guerra e contra a humanidade por terem comandado ataques desse tipo.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou