O conselheiro do Gabinete da Presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, chamou Vladimir Putin de ditador nesta terça-feira (7).
A classificação ocorreu pouco depois de Putin ter tomado posse pela quinta vez e se consolidado como líder do atual regime russo. Putin chegou novamente ao posto de líder máximo do país após se proclamar vencedor com 90% dos votos das controversas eleições presidenciais russas realizadas entre os dias 15 e 17 de março.
“Ele não é um presidente, mas um típico ditador sem instrução da Federação Russa”, escreveu Podolyak, que também atua como porta-voz não oficial do governo do presidente Volodymyr Zelensky, em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
“Não é uma posse, mas uma típica coroação russa de mais um criminoso reincidente”, continuou Podolyak em sua mensagem, na qual também se referiu a condição de ditadura da Rússia e suas “intenções declaradas de aumentar a agressão, expansão e guerra” atualmente travada contra a Ucrânia.
O Ministério das Relações Exteriores ucraniano pediu nesta segunda-feira (6) à comunidade internacional que não reconheça a legitimidade de Putin como presidente da Rússia, considerando que as últimas eleições presidenciais russas não foram livres nem justas e foram realizadas, de maneira ilegal, também nos territórios que a Federação Russa está ocupando neste momento na Ucrânia. (Com Agência EFE)
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares