Ouça este conteúdo
As tropas da Ucrânia derrubaram nesta segunda-feira (27) 11 drones kamikaze de fabricação iraniana, em resposta a um ataque da Rússia com 14 aeronaves não tripuladas (UAV) com explosivos.
"Os invasores russos usaram 14 UAV Shahed no território da Ucrânia", dos quais, 11 "foram derrubados pelos defensores ucranianos", informou o Estado Maior das Forças Armadas ucranianas, por meio do Facebook.
Nove dos 11 drones foram derrubados no espaço aéreo ao redor de Kiev, segundo informou Serhii Popko, chefe da Administração Militar da capital da Ucrânia, onde o alerta noturno se prolongou por cinco horas e meia.
O ataque, que segundo informações iniciais, não deixou vítimas, se soma a dois outros registrados também durante a noite na cidade de Zaporizhzhia, voltados contra infraestruturas civis não residenciais.
Embora ainda estejam sendo avaliados os danos, a prefeitura de Zaporizhzhia informou pelo Telegram que não houve vítima, mas sim grandes danos materiais.
Além disso, foram acionados os alertas de ataques aéreos na região metropolitana de Kiev e em Chernihiv, assim como nas províncias de Zhytomyr, Dnipropetrovsk, Kharkiv e Donetsk.
Também foi ativada a defesa aérea nos distritos de Brovary e Boryspil, conforme informaram as autoridades ucranianas.