Ouça este conteúdo
Todas as usinas termelétricas e hidrelétricas da Ucrânia foram danificadas em oito ondas de ataques de mísseis russos, segundo informou o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, que advertiu para "restrições significativas" para o próximo inverno.
Em uma mensagem no Facebook, o primeiro-ministro ucraniano destacou que "o sistema energético da Ucrânia sofre de um déficit energético significativo” e especifica que" após oito ondas de ataques com mísseis, todas as centrais térmicas e hidroelétricas do país ficaram danificadas, 40% das instalações da rede de alta tensão sofreram danos em maior ou menor grau".
“Todos devemos estar cientes de que neste inverno vamos sofrer restrições significativas no consumo de eletricidade”, alertou.
Shmygal acrescentou que o governo instruiu o Ministério da Energia a identificar e considerar prioridades claras para o fornecimento de energia.
Nesse sentido, explicou que a prioridade são as infraestruturas críticas e os hospitais; em segundo lugar, as empresas e instalações do complexo militar-industrial; em terceiro, as empresas que fabricam bens e produtos de importância crítica para o país, e em quarto, o setor habitacional.
VEJA TAMBÉM: