Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Ucrânia diz ter retomado mais de 300 cidades na região de Kharkiv

Soldados do exército ucraniano nas trincheiras perto de Odesa, Ucrânia, 28 de junho de 2022. (Foto: EFE/EPA/Leszek Szymanski )

Ouça este conteúdo

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, disse nesta terça-feira (13) que, durante a contraofensiva realizada na região de Kharkiv contra tropas da Rússia, mais de 300 cidades que estavam sob controle russo foram retomadas pelo país.

"Desde 6 de setembro, 3.800 quilômetros quadrados, mais de 300 cidades, foram libertadas. Mais de 150 mil (pessoas) de nosso povo foram libertados da ocupação, que os mantinha reféns", anunciou.

A vice-ministra acrescentou que o objetivo das forças ucranianas é continuar a contraofensiva até que a região nordeste do país seja completamente retomada e que isso acontecerá "o mais rápido possível".

Mais tarde, em um post no Facebook, Malyar disse que se referia a "números confirmados", mas que a extensão dos territórios retomados em Kharkiv é "quase o dobro".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou na segunda-feira (12) à noite que, como parte de uma contraofensiva lançada no final de agosto, Kiev havia conseguido recuperar mais de 6 mil quilômetros quadrados de território sob controle russo no sul e leste do país.

Entre as cidades liberadas no oblast (região) de Kharkiv está Izium, que serviu de base para as tropas russas e cujo controle era vital para Moscou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.