• Carregando...
Soldados do exército ucraniano nas trincheiras perto de Odesa, Ucrânia, 28 de junho de 2022.
Soldados do exército ucraniano nas trincheiras perto de Odesa, Ucrânia, 28 de junho de 2022.| Foto: EFE/EPA/Leszek Szymanski

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, disse nesta terça-feira (13) que, durante a contraofensiva realizada na região de Kharkiv contra tropas da Rússia, mais de 300 cidades que estavam sob controle russo foram retomadas pelo país.

"Desde 6 de setembro, 3.800 quilômetros quadrados, mais de 300 cidades, foram libertadas. Mais de 150 mil (pessoas) de nosso povo foram libertados da ocupação, que os mantinha reféns", anunciou.

A vice-ministra acrescentou que o objetivo das forças ucranianas é continuar a contraofensiva até que a região nordeste do país seja completamente retomada e que isso acontecerá "o mais rápido possível".

Mais tarde, em um post no Facebook, Malyar disse que se referia a "números confirmados", mas que a extensão dos territórios retomados em Kharkiv é "quase o dobro".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou na segunda-feira (12) à noite que, como parte de uma contraofensiva lançada no final de agosto, Kiev havia conseguido recuperar mais de 6 mil quilômetros quadrados de território sob controle russo no sul e leste do país.

Entre as cidades liberadas no oblast (região) de Kharkiv está Izium, que serviu de base para as tropas russas e cujo controle era vital para Moscou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]