Ouça este conteúdo
A Ucrânia informou nesta segunda-feira (19) que conseguiu recuperar oito cidades em duas semanas, dentro da contraofensiva lançada este mês para expulsar do país os invasores russos. A informação foi divulgada no Telegram pela vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar.
“Ao longo de duas semanas de operações ofensivas na direção de Berdiansk e Melitopol [cidades localizadas na região de Zaporizhzhia], oito localidades foram libertadas”, afirmou Maliar.
Ela relatou que foram recuperados ao todo 113 quilômetros quadrados de área antes ocupada pelas tropas russas, o que moveu a linha de frente em sete quilômetros – a vice-ministra, entretanto, apontou que a situação na frente leste (foco da invasão russa) ainda é “difícil”.
No seu tradicional pronunciamento noturno, o presidente Volodymyr Zelensky prometeu no domingo (18) que a Ucrânia recuperará suas quatro províncias (Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia) anexadas por Moscou após referendos irregulares realizados em setembro do ano passado.
“A Rússia perderá os territórios ocupados. Não há e não haverá alternativa aos nossos passos para a desocupação”, disse Zelensky. “Nossas tropas estão avançando, posição por posição, passo a passo, estamos avançando.”