A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira (31) que está fechando um acordo com a Croácia para que os portos deste país no Danúbio e no Mar Adriático sejam usados para a exportação de grãos ucranianos, comprometida após a saída da Rússia do chamado acordo do Mar Negro.
O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, conversou com o chanceler croata, Grlic Radman, e o representante de Kiev disse que a próxima etapa será “estabelecer as rotas mais eficientes” para esse transporte.
“Cada contribuição para desbloquear a exportação, cada porta aberta é uma contribuição real e efetiva para a segurança alimentar mundial”, afirmou Kuleba, segundo a agência Reuters. Hoje, a Ucrânia conta apenas com rotas terrestres de exportação via União Europeia e uma rota alternativa pelo rio Danúbio.
A Rússia não renovou este mês o acordo de grãos do Mar Negro, compromisso que durante um ano havia permitido a exportação de alimentos da Ucrânia a partir dos portos do país invadido no Mar Negro mesmo com a guerra em andamento.
Enquanto esteve vigente, o acordo, que havia sido intermediado pela Turquia e pela ONU, permitiu a exportação de mais de 32 milhões de toneladas de alimentos da Ucrânia. A Rússia alegou que decidiu não renovar o compromisso porque reivindicações suas não foram atendidas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião