Ouça este conteúdo
A Ucrânia já preencheu o formulário para ser reconhecida como país aspirante à União Europeia (UE), informou o portal Ukrinform, citando fontes próximas ao presidente do país, Volodymyr Zelensky. O preenchimento seguiu os passos e prazos estabelecidos pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que visitou Kiev neste mês.
A entrega do formulário foi formalizada pelo próprio presidente ucraniano, em reunião com o embaixador da UE no país, Matti Maasikas. Zelensky destacou no encontro que a entrada da Ucrânia na UE "representa as aspirações pelas quais o povo está lutando", segundo o portal.
O líder da Ucrânia afirmou que o avanço em direção ao bloco "ocorre em um momento muito trágico, no qual muitos ucranianos estão perdendo a vida por seus ideais". Nas palavras de Zelensky, o objetivo é "ser parte da Europa, entre iguais".
Maasikas garantiu ao presidente ucraniano que "todos na UE sentem a importância e o significado" deste passo, em meio à "difícil situação" da Ucrânia. "Em tempos extraordinários é preciso dar passos extraordinários a uma velocidade extraordinária", comentou o representante da EU, em postagem no Twitter.
As autoridades ucranianas esperam "uma resposta positiva" à solicitação por parte de Bruxelas, segundo as fontes presidenciais mencionaram ao portal de notícias. Kiev acredita que a solicitação será abordada na próxima cúpula da UE, entre 23 e 24 de junho, e que será reconhecido o status de aspirante ao bloco.