Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Kiev adverte que Rússia se prepara para atacar instalações nucleares

Usina Nuclear de Zaporizhzhia, da Ucrânia, foi ocupada pela Rússia.
Usina Nuclear de Zaporizhzhia, da Ucrânia, foi ocupada pela Rússia. (Foto: EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sibiga, advertiu neste sábado (21) que, de acordo com relatórios de inteligência, a Rússia se prepara para atacar instalações nucleares a fim de restringir ainda mais a geração de eletricidade na Ucrânia antes do inverno (do hemisfério Norte).

Em particular, os ataques podem afetar "sistemas de distribuição abertos em usinas nucleares e subestações de transmissão, cruciais para a operação segura da energia nuclear", alertou em uma publicação na rede social X.

"Os danos a essas instalações representam um alto risco de um incidente nuclear com consequências globais", enfatizou.

Sibiga observou que Kiev informou os aliados da Ucrânia, bem como a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

Referindo-se à usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pelas forças de Moscou, Sibiga frisou que "a Rússia é o único país da Europa que assumiu o controle de uma usina nuclear e está chantageando o mundo com isso".

Os ataques russos ao sistema de energia da Ucrânia forçaram as autoridades ucranianas a implementar interrupções sistemáticas de energia durante todo o verão e há o receio de que a situação possa se tornar ainda mais grave no inverno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.