O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse neste sábado que é preciso um cessar-fogo imediato no leste da Ucrânia e exortou a Rússia a aceitar um acordo dentro de algumas horas.
Depois de dois dias de discussões diplomáticas internacionais para solucionar a crise na Conferência de Segurança de Munique, Poroshenko afirmou que "imediatamente, precisamos apenas de uma coisa muito simples: um cessar-fogo", a fim de seguir em frente e começar a resolver o conflito.
Segundo ele, a Ucrânia está pronta para um acordo e que agora cabe à Rússia concordar com um cessar-fogo sem quaisquer condições prévias. "Devemos ter uma resposta em poucas horas ou, talvez, no máximo, alguns dias", disse Poroshenko.
O presidente disse que na sequência de um cessar-fogo poderiam ocorrer eleições no leste da Ucrânia, em áreas controladas por separatistas russos. Poroshenko afirmou ainda que o ataque russo abriu uma Caixa de Pandora na região e que pode não haver solução parcial para o problema. "Esse conflito precisa ser resolvido, não congelado", alertou. Fonte: Dow Jones Newswires.
- Putin diz que Rússia não vai travar guerra com ninguém
- Europa e EUA divergem sobre como confrontar Putin em crise ucraniana
- Hollande diz que Rússia e Ucrânia têm última chance para acordo duradouro de paz
- Otan e ministro da Rússia fazem reunião informal para discutir Ucrânia
- Merkel afirma que não está certa de sucesso em negociações de paz com Moscou
- Reunião entre Putin, Merkel e Hollande sobre Ucrânia termina sem avanços
- Ucrânia diz que exército matou 60 separatistas nas últimas 24 horas