O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) informou nesta segunda-feira (7) que prendeu uma informante, suspeita de ter tentado ajudar a Rússia a planejar um ataque contra o presidente Volodymyr Zelensky.
Segundo informações do SBU, publicadas pela agência France-Presse, a mulher, cujo nome não foi divulgado, coletou informações para tentar descobrir o itinerário de Zelensky nas visitas que o presidente fez à região de Mykolaiv em junho, depois das inundações causadas pela destruição da barragem da usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, e em julho, após um bombardeio à área.
De acordo com o SBU, que soube do suposto plano com antecedência (o que levou a um reforço na segurança de Zelensky durante as visitas), a informante tentou buscar vários tipos de informações para que a Rússia preparasse um “ataque aéreo maciço na região de Mykolaiv” quando o presidente estivesse na região.
Entre elas, estariam dados sobre a localização de sistemas de guerra eletrônica e depósitos de munições, fotografias de locais na região e contatos pessoais em Mykolaiv. Ainda segundo a SBU, a mulher foi presa “em flagrante” ao tentar passar dados de inteligência para os serviços secretos russos.
A informante morava em Ochakiv, na região de Mykolaiv, e havia trabalhado em uma loja em uma base militar. Pela acusação de divulgação não autorizada de informações sobre movimentos de armas e tropas, pode ser condenada a até 12 anos de prisão.