A energia foi restaurada em praticamente toda a Ucrânia nesta sexta-feira (18), após mais ataques russos à infraestrutura local terem elevado para mais de 10 milhões o número de pessoas desconectadas da rede na quinta-feira (17).
Segundo Oleksandr Kharchenko, diretor do Centro de Pesquisas da Indústria de Energia, apenas cerca de 300 consumidores ainda estão sem fornecimento de energia, “mas a maioria delas mora perto da linha de frente”, informou em declarações à imprensa.
Segundo o diretor, centrais ficaram sem funcionar durante várias horas e em muitos locais foi necessário recorrer a geradores a diesel. A falta de energia gerou outros efeitos, como a parada de bombas elétricas de abastecimento hídrico: algumas cidades ficaram até dez horas sem água.
“É difícil para o moral quando você trabalha, recupera [o fornecimento de energia] e eles [russos] atacam de novo e de novo. No entanto, os trabalhos de recuperação continuam. Praticamente todos os consumidores que foram desconectados já têm acesso à eletricidade. É muito limitado até agora, mas a situação melhora a cada hora. Seria bom se tivéssemos pelo menos dez a 12 dias [sem ataques] para restaurar a estabilidade do grid, para que pudéssemos encarar com mais confiança os próximos ataques”, disse Kharchenko.