Socorristas ucranianos apagam um incêndio depois de um ataque russo em Kharkiv, Ucrânia, em 11 de setembro de 2022.| Foto: EFE/EPA/SERGEY KOZLOV
Ouça este conteúdo

A Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (12) que tomou outras aldeias, empurrando as forças russas de volta à fronteira nordeste, parte de uma contraofensiva surpreendente que forçou Moscou a retirar tropas de algumas áreas nos últimos dias.

CARREGANDO :)

“Em algumas áreas do front, nossos defensores chegaram à fronteira do estado com a Federação Russa”, disse Oleh Syniehubov, governador da região nordeste de Kharkiv. No fim de semana, o Ministério da Defesa russo disse que tropas seriam retiradas de duas áreas daquela região para se reagrupar na região leste de Donetsk.

O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia disse nesta segunda-feira que as tropas do país libertaram mais de 20 assentamentos nas últimas 24 horas.

Publicidade

Em Kharkiv, as autoridades comemoraram a restauração de energia e água foram para cerca de 80% da população da região, após ataque russo que cortou o abastecimento da cidade.

“Vocês são heróis!!!” escreveu o prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, no início da manhã no Telegram, referindo-se aos serviços de restauração. “Obrigado a todos que fizeram o possível nesta noite difícil para Kharkiv normalizar a vida da cidade o mais rápido possível”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]