Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agressão russa

Ucrânia rompe relações diplomáticas com a Rússia

Ucranianos participam da Marcha da Unidade pela Ucrânia no centro de Kiev, em 12 de fevereiro de 2021 (Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (24) que o país rompeu as relações diplomáticas com a Rússia após a agressão militar contra seu território, ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

"Esta manhã entrou para a história, mas essa história é absolutamente diferente para nosso país e para a Rússia. Nós rompemos relações diplomáticas com a Rússia", disse o chefe de governo.

Assim como outras antigas repúblicas socialistas soviéticas, a Ucrânia se tornou independente em 1991 da antiga nação, que deixou de existir em dezembro daquele ano como sujeito do direito internacional.

As relações entre os dois vizinhos se deterioraram a partir da anexação da Crimeia e por causa do apoio do Kremlin ao levante armado na região do Donbas, em 2014.

Zelensky destacou também que o exército ucraniano está envolvido em "duros combates" em toda o território nacional, desde o Donbas, até outras regiões do leste, norte e sul do país.

"O inimigo sofreu graves perdas e sofrerá ainda mais. Vieram para nossa terra", afirmou o presidente.

Além disso, Zelensky garantiu que o banco estatal e todo o sistema financeiro da Ucrânia conta com "suficientes recursos" para garantir a defesa do Estado e "dos interesses dos cidadãos".

Anteriormente, o presidente que as forças militares ucranianas causasse "as maiores perdas possíveis ao invasor", segundo aponta comunicado do Exército de Terra do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.