Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Confronto

Ucrânia se prepara para luta contra rebeldes

Forças do governo da Ucrânia estão sendo reposicionadas em preparo para uma possível nova ofensiva dos separatistas pró-Rússia no leste, disse o ministro da Defesa, Stepan Poltorak, nesta quarta-feira (12).

"Estamos reposicionando nossas Forças Armadas para responder às ações dos combatentes [rebeldes]", disse Poltorak em reunião do governo. O ministro disse ainda que os rebeldes receberam reforços, apesar do cessar-fogo assinado em 5 de setembro entre Ucrânia, Rússia e os separatistas.

A Otan confirmou que vários comboios militares russos, incluindo tanques, artilharia e tropas de combate, entraram nos últimos dois dias no leste da Ucrânia. "Nos últimos dois dias, observamos a mesma coisa que a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa). Vimos colunas de equipamento russo, tanques russos, sistemas de defensa antiaérea russos, artilharia russa e tropas de combate russas entrando na Ucrânia", disse nesta quarta o comandante-em-chefe da Aliança Atlântica, Philip Breedlove.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais acusam a Rússia de enviar aos rebeldes separatistas armas e tropas, o que Moscou nega. Um porta-voz militar da Ucrânia já havia dito na terça-feira (11) que os rebeldes estavam reforçando suas tropas, inclusive ao redor do porto da cidade de Mariupol. Mais de quatro mil pessoas já morreram nos confrontos entre separatistas e ucranianos.

Conflito

Nesta quarta, os disparos de artilharia se intensificaram perto de Donetsk, reduto separatista pró-russo no leste da Ucrânia, informaram jornalistas da AFP. Os disparos, mais intensos do que nos últimos dias, começaram nas primeiras horas da manhã e pareciam dirigidos contra o aeroporto, sob controle da Ucrânia.

Segundo o Exército ucraniano, um soldado ficou ferido no aeroporto, epicentro há meses de combates entre as tropas de Kiev e os separatistas. Além disso, um militar morreu e outros dois ficaram feridos atingidos por tiros de canhão na região de Lugansk nesta quarta. Segundo o boletim militar, divulgado no Facebook, o tiro de canhão aconteceu perto da cidade de Schastie.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.