Uma delegação de autoridades ucranianas vai discutir em Bruxelas no final da tarde desta quinta-feira (12) a implementação de um amplo acordo político e de comércio com a União Europeia. A delegação ucraniana comandada pelo vice-primeiro-ministro Serhiy Arbuzov deve se encontrar com o comissário da União Europeia, Stefan Füle.
A viagem de Arbuzov ocorre após a visita de dois dias da diretora de política externa da União Europeia, Catherine Ashton à Kiev encerrada nesta quarta-feira. Ashton teve encontro com membros do governo e da oposição, incluindo duas longas reuniões com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych.
Em Kiev, Ashton disse que Yanukovych garantiu a ela que continua interessado em assinar acordo com a União Europeia.
No mês passado, Yanukovych paralisou os preparativos para assinar acordo com a UE, alegando pressões econômicas da Rússia e dizendo que a UE não ofereceu incentivos fiscais suficientes para que um acordo fosse assinado.
A decisão disparou uma onda de protestos em toda a Ucrânia e se tornou a maior crise política do país desde a Revolução Laranja em 2004.
Yanukovych disse repetidamente que poderia assinar um acordo com a UE no ano que vem, mas também pediu discussões com a Rússia e a UE para resolver as tensões comerciais entre os dois.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares