Membros da União Europeia concordaram em novas sanções contra o Irã, acusado de fornecer drones para a Rússia, conforme anuncia a presidência tcheca do bloco em um tuíte. "Os embaixadores da UE concordaram em agir contra entidades que fornecem drones iranianos que atingem a Ucrânia", declarou.
“Os estados da UE decidiram congelar os bens de três indivíduos e uma entidade responsável pelas entregas de drones; A UE também está pronta para estender as sanções a quatro outras entidades iranianas que já estavam em uma lista de sanções anterior", descreveu a UE. Na quarta-feira (19), uma lista de sanções foi apresentada aos 27 membros da UE. Ela inclui a empresa iraniana Shahed Aviation Industries, ligada à Guarda Revolucionária.e três oficiais militares.
Após uma reunião fechada do Conselho de Segurança da ONU, Dmitry Polyanskiy, Vice-Representante Permanente da Federação Russa nas Nações Unidas, leu um comunicado dizendo que os drones usados na Ucrânia são de fabricação russa e que a capacidade da indústria do país não deve ser subestimada.