A União Europeia (UE) se mostrou nesta quarta-feira (8) "muito satisfeita" com o acordo feito por Rússia e Estados Unidos para realizar uma conferência de paz sobre a Síria e mostrou sua disposição de "ajudar de qualquer maneira possível" no processo para pôr um fim no conflito vivido pelo país.

CARREGANDO :)

A declaração foi feita por Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

"A UE reiterou em muitas ocasiões que a solução do conflito se encontra em um acordo político global", acrescentou a porta-voz.

Publicidade

Maja explicou que a UE acolheria "com satisfação" o início de um diálogo na mesa de negociações entre as duas partes que se enfrentam na Síria, o regime de Bashar al Assad e a oposição armada.

O secretário de Estado americano, John Kerry, e seu colega russo, Sergei Lavrov, propuseram na terça-feira realizar no final de maio uma conferência sobre a Síria, na qual participariam tanto membros do Executivo de Assad como da oposição armada do país.

Este encontro tem o objetivo de conseguir avanços para pôr fim ao conflito, sobre a base do comunicado de Genebra, que propõe a criação por mútuo acordo de um Governo de transição que conte com representação tanto do regime de Assad, como dos rebeldes.