O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (11) que os resultados das eleições regionais e locais realizadas nos últimos dias no país mostram o “apoio absoluto” da sociedade russa ao presidente Vladimir Putin.
“As eleições que terminaram ontem e os seus resultados confirmaram de forma muito eloquente a consolidação absoluta da sociedade em torno da liderança do país”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, em entrevista à emissora RBC.
Peskov comentou a “vitória esmagadora” - de acordo com a Comissão Eleitoral Central - do partido no poder, Rússia Unida, em eleições consideradas uma farsa pela oposição e pelo Ocidente. “O nível de apoio aos chefes das regiões em exercício é um testemunho do fato de o presidente ter o mesmo apoio”, acrescentou.
Por outro lado, a delegação da União Europeia (UE) na Ucrânia criticou num comunicado a realização de eleições também nas regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson, Zaporizhzhia e Crimeia, anexadas irregularmente pela Rússia.
Segundo a Comissão Eleitoral Central da Rússia, o Rússia Unida também obteve grandes maiorias nessas regiões.
“A União Europeia não reconhece e não reconhecerá nem a realização destas chamadas ‘eleições’, nem os seus resultados”, afirmou. “A liderança política da Rússia e aqueles envolvidos na sua organização enfrentarão as consequências destas ações ilegais.” (Com Agência EFE)