• Carregando...
O alto representante da UE para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, confirmou a detenção nesta terça-feira (5)
O alto representante da UE para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, confirmou a detenção nesta terça-feira (5)| Foto: EFE/Román G. Aguilera

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou nesta terça-feira (5) que o diplomata sueco Johan Floderus, de 33 anos, está detido ilegalmente há mais de 500 dias no Irã.

"Trabalhamos sem descanso pela libertação do senhor Floredus, em parceria com o governo sueco e a família do preso. Vamos continuar trabalhando pela sua liberdade dessa detenção ilegal", disse Borrell.

A motivação da prisão não foi divulgada pela União Europeia e pela Suécia, que apenas confirmou a detenção no Irã de um "cidadão" do país, sem mencionar sequer o nome do diplomata.

Johan Floderus já havia conduzido atividades no país localizado no Oriente Médio para a UE, até sua prisão em 22 de abril de 2022, na penitenciária de Evin, em Teerã, sob a acusação de espionagem.

As primeiras informações sobre o caso foram noticiadas pelo jornal americano The New York Times, nesta segunda-feira (4). A reportagem diz que o diplomata era membro do Serviço Europeu para Ação Externa (SEAE), no entanto ele estaria em uma viagem turística com amigos no período da detenção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]