As conversações do Irã com o grupo "5+1" sobre o programa nuclear iraniano são "positivas" e "totalmente diferentes" da reunião anterior, afirmou neste sábado (14) Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, em Istambul.
"Há uma atmosfera positiva, em contraste com a última vez", disse Michael Mann.
O porta-voz de Ashton acrescentou que "os princípios para novas negociações com o Irã parecem reunidos", em declarações à imprensa à margem da reunião de Istambul
Fontes diplomáticas afirmaram também que os representantes dos Estados Unidos estão dispostos a participar em uma reunião bilateral com o Irã.
Os representantes do grupo "5+1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e do Irã se reuniram pela primeira vez desde janeiro de 2011.
Ao ser questionado se as conversações seriam o início de um processo de negociações, Mann afirmou que isto dependeria dos progressos registrados em Istambul.
Ashton representa o grupo "5+1" nas discussões sobre o polêmico programa nuclear do Irã.
Uma fonte ligada às negociações afirmou à AFP que novas discussões podem acontecer em maio. O Irã deseja que o encontro aconteça em Bagdá.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião