Negociadores da União Europeia e do Reino Unido entraram em acordo sobre um plano preliminar para sua relação após a saída do país do bloco econômico.
A notícia veio do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que afirmou ter enviado aos 27 países-membros da UE o esboço de uma declaração política sobre a futura relação entre a União Europeia e o Reino Unido.
“O presidente da comissão [Jean-Claude Juncker] informou-me que foi acordado em nível de negociadores e acordado, em princípio, em nível político, sob reserva do apoio dos líderes”, escreveu Tusk em um tuíte na manhã de quinta-feira (22).
Segundo a BBC, se o acordo para o Brexit e a declaração política forem oficialmente aprovadas pelos membros da União Europeia em uma cúpula que ocorre neste domingo, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, terá que voltar seus esforços para convencer os parlamentares britânicos que os termos acordados são os melhores possível para o país, uma tarefa que não será nada fácil, já que, para os críticos, o plano estaria traindo o Brexit por subjugá-lo aos interesses de Bruxelas.
Leia mais: Reino Unido e UE chegam a acordo preliminar sobre Brexit
Conforme prazo determinado anteriormente, a saída do Reino Unido da UE deve ocorrer em 29 de março de 2019.
Theresa May deve fazer um pronunciamento nas próximas horas, mas jornalistas britânicos que tiveram acesso ao documento anunciado por Tusk já disseram que muitas pendências só devem ser resolvidas depois de 29 de março.
Banco comandado por chineses e policial civil movimentou ilegalmente R$ 6 bi para 15 países
Condenado a 73 anos por 17 estupros é preso com ajuda de IA em São Paulo
Lula e a aproximação com Hugo Motta, favorito na Câmara; ouça o podcast
Alexandre de Moraes deixará Bolsonaro ir na posse de Trump nos EUA?