Resultados de testes realizados na Europa acusaram a presença de vestígios de carne de cavalo em quase 5% das 4.497 amostras de produtos de carne bovina analisadas. Em alguns países, como França e Grécia, esse porcentual foi bem maior. Os testes foram iniciados em fevereiro pela União Europeia, Suíça e Noruega, depois que DNA equino foi encontrado em produtos de carne bovina em vários países do continente. Autoridades encontraram vestígios de carne de cavalo em 200 amostras.

CARREGANDO :)

Quase um quarto de todos os testes positivos da União Europeia foi de amostras da França, onde fica a processadora de alimentos Spanghero. A empresa forneceu lasanha congelada e outros produtos que continham carne de cavalo a varejistas no Reino Unido e em outros países. Já as amostras gregas responderam por quase 20% dos testes positivos da UE. Cerca de 13% das amostras dos dois países continham carne de cavalo - a maior taxa em toda a Europa.

"Os resultados divulgados nesta terça, 16, confirmaram que esta é uma questão de fraude alimentar, e não de segurança alimentar" disse o comissário de saúde da UE, Tonio Borg. "Nos próximos meses, a Comissão Europeia vai propor controles mais rigorosos ao longo da cadeia produtiva de alimentos, em linha com as lições que aprendemos." As informações são da Dow Jones.

Publicidade