Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
disputa

UE reconhece apenas embaixadores de Ouattara, diz França

Os países da União Europeia concordaram em reconhecer apenas os embaixadores enviados por Alassane Ouattara, que reivindica vitória na eleição presidencial da Costa do Marfim, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da França na quarta-feira.

O bloco de 27 países concordou com essa posição na semana passada e a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) também reconheceu a nova delegação da Costa do Marfim, disse o porta-voz do ministério, Bernard Valero.

"A União Europeia adotou na semana passada uma abordagem conjunta. Apenas os embaixadores nomeados pelo presidente Ouattara serão reconhecidos pela União Europeia e os Estados membros", disse Valero num comunicado divulgado por via eletrônica.

O governo do líder da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, disse na terça-feira que cortaria os laços diplomáticos com os países que reconhecessem os embaixadores nomeados por Ouattara.

As potências mundiais e países vizinhos africanos querem que Gbagbo entregue o poder a Ouattara desde a eleição de 28 de novembro.

Os EUA e a União Europeia impuseram sanções a Gbagbo e a seu círculo mais próximo, enquanto o Banco Mundial e o banco central regional do oeste africano cortaram o financiamento ao país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.