• Carregando...
Fissuras na nave Discovery são consertadas | Jack Pfaller / Nasa
Fissuras na nave Discovery são consertadas| Foto: Jack Pfaller / Nasa

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nesta sexta-feira (7) que avalia uma nova data para o lançamento da missão STS-133, a última a utilizar o ônibus espacial Discovery. Os engenheiros estudam a possibilidade de adiar o voo para depois do dia 24 de fevereiro. A janela anterior estipulava o envio do veículo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no dia 3 do mesmo mês.

A missão STS-133 quase chegou a ser lançada em 5 de novembro de 2010, quando um vazamento durante o abastecimento forçou o cancelamento da operação. Agora, os cientistas da agência espacial norte-americana estudam a janela de lançamento possível para o final do mês de fevereiro com base nas operações na ISS.

Os reparos no tanque externo do veículo devem continuar na segunda semana de janeiro. Quatro rachaduras em três suportes estão sendo consertadas e a Nasa ainda prevê o reforço de 32 estruturas do tanque, para garantir que novas fissuras não ocorram.

A missão STS-133 levará seis astronautas e um robo humanoide à Estação Espacial Internacional. O programa de ônibus espaciais da Nasa será aposentado, com o lançamento da missão STS-134, da Endeavour, último dos veículos de transporte a ser empregado pela agência.

No ano passado, a Atlantis realizou sua última missão. Outros dois ônibus, Challenger e Columbia, foram destruídos em 1986 e 2003, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]