Debate entre Royal e Bayrou, 3º lugar no primeiro turno, é cancelado na França
Segundo o Canal Plus, emissão do debate desrespeitaria regras eleitorais do país.
Depois de cancelado, em respeito às regras eleitorais francesas, o debate entre a candidata socialista Ségolène Royal e o líder centrista François Bayrou, terceiro candidato mais votado no primeiro turno das presidenciais, voltou a ser confirmado. O encontro acontecerá na manhã deste sábado (28) e será transmitido por rádio e televisão, informou o partido centrista UDF.
Responsabilizando o regulamento eleitoral da França, a rede de TV privada Canal Plus anunciou na quinta-feira (26) que cancelava o debate, pois sua emissão desrespeitaria as regras de igualdade ditadas pelo Conselho Superior do Audiovisual (CSA) para os dois finalistas das eleições presidenciais: Royal e o conservador Nicolas Sarkozy.
No lugar do Canal Plus, a rede de rádio RMC vai organizar o encontro entre Ségolène e Bayrou, permitindo entrada de jornalistas e difusão pela TV e rádio. Para respeitar as regras eleitorais, a RMC vaio disponibilizar um tempo de mídia equivalente para que Sarkozy possa apresentar suas propostas para a Presidência.
O debate foi negociado entre as equipes de campanha de Royal e de Bayrou, e interessa especialmente à socialista, que tenta obter os votos destinados a ele no primeiro turno. Ele constitui uma situação inédita no país, pois entre os dois turnos o tradicional é organizar um tête-à-tête apenas entre os dois finalistas.
Este particular debate provocou grande polêmica e acusações cruzadas, tanto por parte de Bayrou quanto de Royal de que o candidato de direita Nicolas Sarkozy "pressionou" para impedir sua realização.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo