Policial persegue manifestante na Praça Altamira| Foto: Marco Bello/Reuters

Convocação

Estudantes convocaram uma nova marcha para amanhã, da Praça Venezuela até a Defensoria Pública, em Caracas, quando se completará um mês da manifestação que gerou uma onda de protestos.

CARREGANDO :)

Mortos

Um estudante morreu na cidade de San Cristóbal após ser atingido por uma bala nos protestos que estão ocorrendo na Venezuela há quase um mês contra o governo de Nicolás Maduro. Total de mortos chega a 22.

Protesto contra Maduro teve violência em Caracas

A presidente Dilma Rous­seff disse que a reunião da União de Nações Sul-Ame­­ricanas (Unasul) marcada pa­­ra hoje, no Chile, servirá para a criação de uma co­­missão de debate sobre o momento da Venezuela e a busca da estabilidade do país. Segundo Dilma, o fato de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter desistido de ir à posse de Michelle Bachelet, ontem, não interferirá no encontro, que terá os chanceleres dos 12 países-membros do bloco regional. Maduro decidiu não ir ao Chile com o argumento de que está enfrentando "um golpe de Estado" contra a revolução bolivariana.

Publicidade

"O que vai acontecer já estava previsto, até porque estamos em um momento de posse, então os presidentes não vão se reunir. Mas os presidentes mandaram os seus ministros das Relações Exteriores para fazer uma reunião, criar uma comissão, que pode ser inclusive de (representantes) todos os países da região, e fazer a interlocução pela construção de um ambiente de acordo, consenso, estabilidade, lá na Venezuela. O fato de não vir um ou outro presidente não vai interromper esse processo", disse Dilma.

A presidente destacou que o Brasil é a favor da manutenção da ordem democrática na Venezuela e comparou a situação no país com a destituição-relâmpago de Fernando Lugo no Paraguai, em 2012.

"Vocês vejam que quando foi o caso do presidente Lugo houve um momento de estresse, hoje perfeitamente superado com a perfeita inclusão do novo presidente eleito democraticamente, [Horacio] Cartes, que inclusive será, necessariamente pelo rodízio, o novo presidente do Mercosul", disse.