| Foto: BS/PSQ/NASA

A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (15) os vencedores de um concurso internacional para escolha dos nomes de sistemas planetários extrassolares.

CARREGANDO :)

Ao todo, 14 estrelas e 31 exoplanetas foram batizados com referências tiradas de diversas mitologias e culturas da Terra, seguindo o padrão adotado para planetas e objetos do Sistema Solar e algumas estrelas mais brilhantes e conhecidas.

Publicidade

Segundo a IAU, foram recebidos mais de 570 mil votos de 182 países e territórios espalhados pelo mundo na escolha, que envolveu 274 sugestões enviadas por organizações de 45 países, de clubes de astrônomos amadores a escolas, universidades e planetários. Os vencedores incluem quatro propostas saídas dos EUA e Canadá, uma da América Latina e Caribe, duas do Oriente Médio e África, seis da Europa e seis da Ásia, Oceania e região do Pacífico.

Responsável por designar os nomes oficiais de objetos celestes, a IAU criou um conselho especial para verificar se eles estavam dentro dos padrões estabelecidos para o concurso e validar os vencedores da votação.

Agora, por exemplo, a estrela e os cinco planetas confirmados do sistema 55 Cancri vão se chamar, respectivamente, Copernicus, Galileo, Brahe, Lippershey, Janssen e Harriot, todos sobrenomes de estudiosos e astrônomos com contribuições fundamentais para o avanço da ciência, enquanto a estrela e os quatro planetas do sistema mu Arae serão, respectivamente, Cervantes, Quijote, Dulcinea, Rocinante e Sancho, autor e personagens do clássico da literatura “Dom Quixote”.

Outros nomes são mais ousados, como a do planeta identificado como PSR 1257+12 c, que foi batizado como Poltergeist--referência a fenômenos fastasmagóricos. A estrela 18 Delphini ganhou nome mais singelo: Musica.

Publicidade

A lista completa, a origem e o significado dos novos nomes podem ser conferidos na página da IAU na internet.