Um comitê da União Euro­­peia (UE) está definindo uma votação de novas regras para proteção de dados que fortaleçam a privacidade online e também a transferência de documentos entre autoridades de diferentes países para evitar espionagens.

CARREGANDO :)

A proposta de regulamentação foi reforçada depois de o ex-técnico da Inteligência norte-americana Edward Snowden ter divulgado mais documentos que provam que os Estados Unidos espionaram dados da França, gravando inclusive conversas telefônicas e mensagens de texto. As informações vieram à tona numa reportagem publicada ontem pelo jornal Le Monde..

Implicações

Publicidade

O novo projeto prevê privacidade rigorosa e pesadas multas por violações de conteúdos secretos, que podem gerar implicações para empresas de internet dos Estados Unidos. A proposta precisa ser aprovada em uma comissão que analisaria o assunto ainda ontem e depois a encaminharia ao plenário do Parlamento Europeu, onde os membros da União Europeia deverão analisar o projeto e poderão propor alterações.

Le Monde

A exemplo do que ocorreu no Brasil, ontem foi o jornal francês Le Monde que publicou uma reportagem denunciando que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) coletou mais de 70 milhões de registros telefônicos na França, inclusive gravações de conversas e mensagens de textos.