O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou neste domingo (28) que nos próximos dias enviará a Trípoli cerca de cinco milhões de litros de água por via terrestre e marítima desde os países vizinhos da Líbia.

CARREGANDO :)

Já foram distribuídas 23 mil garrafas de água para uso de emergência em Trípoli e está previsto que nesta segunda-feira cheguem à capital 90 mil garrafas adicionais, segundo indicou a Unicef em comunicado divulgado neste domingo em Genebra.

O chefe do escritório do Unicef na Líbia, Christian Balslev-Olesen, afirmou que a agência da ONU está respondendo às necessidades mais imediatas em Trípoli e manifestou sua preocupação diante da possível escassez de água na capital nos próximos dias.

Publicidade

"Pode ocorrer uma crise sanitária por epidemias sem precedentes se não solucionarmos estes problemas de acesso à água", declarou.

A equipe técnica do Unicef está trabalhando com as autoridades líbias para preparar uma avaliação precisa dos recursos hídricos, executar um plano de resposta de emergência e identificar fontes de água alternativas.

"A situação atual é a pior que poderíamos encontrar e a possibilidade de retomar os serviços de água corrente é crítica", explicou Balslev-Olesen.

Desde o início do conflito, os cortes de luz e a escassez de petróleo impossibilitaram o principal distribuidor de água potável na Líbia de suprir o país inteiro.

Veja também
  • Chanceler do Irã diz que se Otan atacar a Síria, "afundará em pântano"
  • Otan atinge cidade natal de Kadafi com ataque aéreo
  • Kadafi tenta negociar enquanto Trípoli recebe 1º carregamento de ajuda
Publicidade