Antigamente óculos escuros seriam considerados "estilosos" demais para a escola, mas para os alunos de uma escola primária pioneira na Austrália, eles agora são parte obrigatória do uniforme.
A mudança tem como objetivo proteger os olhos dos jovens dos perigosos raios ultravioleta do sol e as autoridades da área de educação dizem que estão considerando a hipótese de expandir o plano para todas as escolas estaduais.
O diretor da Escola Pública Arncliffe, de Sidney, onde os óculos de sol são obrigatórios para crianças do jardim da infância até a sexta série, disse que não houve problema para que as crianças os usassem no playground.
O secretário da Educação do Estado de New South Wales, do qual Sidney é a capital, declarou que o governo teria que considerar a obrigatoriedade dos óculos escuros em todos os playgrounds de escolas públicas.
"Pode ser que em certos ambientes seja mais apropriado que as crianças usem óculos escuros quando estiverem brincando ao sol", declarou John Della Bosca a repórteres.
A exposição excessiva aos raios ultravioleta, que já foi culpada pelo câncer de pele, também pode causar catarata, segundo especialistas.
Um especialista do Hospital de Olhos de Sydney disse que óculos que seguem o contorno do rosto são a melhor proteção ocular e as crianças deveriam ser estimuladas a usá-los a partir dos três ou quatro anos de idade.
Os óculos escuros foram importantes principalmente no verão, quando a exposição a raios ultravioletas foi até cinco vezes mais elevada do que no inverno.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas