A Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, anunciou nesta segunda-feira (6) que cancelará sua grande cerimônia de formatura após semanas de protestos pró-Palestina, embora pretenda manter cerimônias menores nos próximos dias.
Em comunicado, a universidade afirmou que, com base no feedback dos alunos, foi decidido cancelar a grande cerimônia de formatura marcada para 15 de maio.
Em vez dessa grande cerimônia, a instituição realizará cerimônias menores onde os alunos serão homenageados individualmente junto com seus colegas.
Estes eventos menores já não serão realizados no campus Morningside, em cujo gramado estava o acampamento de protesto contra a guerra na Faixa de Gaza, mas em outros locais que não estão especificados no comunicado.
Nas últimas semanas, milhares de estudantes tomaram conta de universidades nos Estados Unidos com manifestações e acampamentos para protestar contra a ofensiva de Israel em Gaza, nas maiores mobilizações deste tipo em décadas.
Os protestos foram desencadeados por tentativas da polícia de desmantelar um acampamento montado por manifestantes contra Israel na Universidade de Columbia no dia 18 de abril.
Desde então, este movimento se espalhou por mais de 50 centros educacionais e deixou mais de 2.700 detidos, segundo o jornal The New York Times. (Com Agência EFE)