A Universidade de Oxford entregará no próximo mês junho à líder opositora birmanesa Aung San Suu Kyi um doutorado honorário que lhe concedeu em 1993, mas que nunca pôde receber por estar sob prisão domiciliar em seu país.
Trata-se de um doutorado em Direito Civil, que será entregue a San Suu Kyi no dia 20 de junho durante sua visita ao Reino Unido, país que não visitava há mais de 20 anos.
Segundo informou hoje a Universidade de Oxford, que se refere à líder opositora com o nome acadêmico de "Daw Suu", o título lhe foi outorgado em abril de 1993.
"Estamos encantados que Daw Suu possa finalmente voltar à universidade e esperamos muito pelo que será uma ocasião muito especial", disse hoje o vice-reitor de Oxford, Andrew Hamilton.
San Suu Kyi estudou Filosofia, Políticas e Economia no St.Hugh's College de Oxford entre 1964 e 1967 e viveu ali vários anos, mas voltou a seu país em 1988 para cuidar de sua mãe. Um ano depois, foi detida pela Junta Militar de Mianmar.
Durante sua próxima visita o Reino Unido, a líder opositora birmanesa pronunciará um histórico discurso perante o Parlamento britânico no dia 21 de junho, como parte de sua primeira viagem ao exterior em 24 anos, que inclui também escalas na Suíça, Noruega e Irlanda.
Para a ativista birmanesa, que passou grande parte das duas últimas décadas sob prisão domiciliar, a viagem ao Reino Unido terá ainda um grande componente emocional, pois espera-se que se reúna com seus filhos e netos, que quase não conhece após anos de reclusão e isolamento impostos pelo regime militar birmanês.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião