Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Universidade de Paris faz greve contra reformas de Sarkozy

Cerca de 800 estudantes da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne votaram a favor de uma greve nesta quarta-feira (9) para protestar contra as reformas do ensino anunciadas pelo presidente francês eleito, o conservador Nicolas Sarkozy.

Depois de três horas de assembléia, os estudantes decretaram uma greve e bloquearam parte do centro de Tolbiac, no coração de Paris, onde são realizadas as aulas.

Sarkozy se comprometeu a dar uma "autonomia real" às universidades, propôs introduzir alguns critérios diferentes de seleção, distribuindo os estudantes segundo as necessidades do mercado e não segundo seus desejos, e insinuou que haverá um aumento dos gastos de inscrição.

Durante a reunião estudantil, alguns universitários consideraram que era prematuro iniciar este protesto, já que Sarkozy ainda não havia começado a pôr em prática seu programa, sobre o qual, "todo mundo deseja alguns esclarecimentos".

"Unam-se a nós em nossa greve, vamos unir forças para lutar contra a política liberal, autoritária e racista de Sarkozy!", clamaram os estudantes.

Esta universidade é conhecida por seu radicalismo e suas posturas de esquerda. Durante as manifestações contra um contrato trabalhista especial para jovens lançado pelo governo em 2006, este centro foi um dos mais ativos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.