O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, cumprimentou nesta segunda-feira (16) o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pela sua vitória no referendo de domingo (15). O referendo aprovou a emenda constitucional que acaba com o limite para reeleição a cargos públicos e permite que Chávez possa se candidatar a um terceiro mandato nas eleições de 2012.
Em discurso realizado durante sua visita a São Paulo, Uribe classificou a vitória de Chávez como democrática e não descartou a possibilidade de também pleitear um terceiro mandato na Colômbia.
"Primeiro, felicidades ao presidente Chávez pois conseguiu uma vitória democrática. Segundo, felicidades aos irmãos venezuelanos por praticarem a democracia. E terceiro, vamos torcer para que os antagonismos se superem na Venezuela."
De acordo com Uribe, é importante que Colômbia e Venezuela mantenham boas relações e citou a ajuda do governo venezuelano no combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
"O governo de Chávez vai ajudar para que o terrorismo, assim que saiba que pode ser derrotado, faça paz."
Perguntado sobre a possibilidade de também pleitear um terceiro mandato na Colômbia, Uribe desconversou. Ele afirmou, entretanto que analisa com calma as possibilidades do futuro político de seu país.
"Não quero que as novas gerações pensem que eu prefiro o poder ao amor à pátria. Quero deixar um legado de amor à pátria mas não posso ser indiferente ao futuro político de meu país", afirmou.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura