O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, disse nesta quarta-feira que o país deve implementar o mais rapidamente possível o voto eletrônico para combater a apatia dos eleitores ante o complexo sistema atual que se evidenciou com uma alta abstenção nas eleições do último domingo.
A Colômbia estreou um complexo sistema de votação em que os eleitores deviam marcar primeiro um partido político e em seguida um número do candidato, o que resultou incompreensível para milhares de pessoas, principalmente nas zonas rurais.
- Rapidamente é necessário que os colombianos possam se aproximar de uma tela, olhar ali o nome e a foto do candidato de sua preferência e que esse voto some para o partido - disse o presidente.
A Colômbia realizou no domingo eleições legislativas, e Uribe deu um passo importante em sua intenção de ser reeleito em maio ao consolidar uma maioria no Congresso, o que lhe abre caminho para a aprovação de decisivas reformas políticas e fiscais em um eventual segundo mandato.
As eleições foram marcadas por uma abstenção de cerca de 60%, mais de um milhão de votos nulos e 335 mil em branco entre os 10,7 milhões de pessoas que foram às urnas.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast