BOGOTÁ - O presidente colombiano, Alvaro Uribe, ofereceu neste domingo (11) a seu homólogo americano, George W. Bush, tornar a Colômbia uma grande fonte de biocombustíveis, após lembrar que seu país é o terceiro produtor de etanol das Américas, atrás de Brasil e Estados Unidos.

CARREGANDO :)

"Temos mais de seis milhões de hectares de terras que podemos conquistar para os biocombustíveis sem derrubar uma árvore sequer", assinalou Uribe ao lado de Bush.

Uribe lembrou ainda que a Colômbia pode produzir um milhão de litros de etanol, que utiliza para cobrir parcialmente a demanda nacional por combustíveis.

Publicidade

Bush chegou a Bogotá após visitar Brasil e Uruguai. Na sexta-feira passada (9), em São Paulo, o presidente americano selou uma aliança com Luiz Inácio Lula da Silva para "cooperação e desenvolvimento na área dos biocombustíveis".

A aliança deve provocar investimentos na América Latina e uma menor dependência do petróleo, importado de países como a Venezuela, um dos principais fornecedores do produto para os Estados Unidos.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira em Buenos Aires que Bush tem a "idéia louca" de "pretender substituir a produção de alimentos para seres humanos por uma produção de alimentos para veículos", para sustentar o modo de vida americano.