BOGOTÁ - O presidente colombiano, Alvaro Uribe, ofereceu neste domingo (11) a seu homólogo americano, George W. Bush, tornar a Colômbia uma grande fonte de biocombustíveis, após lembrar que seu país é o terceiro produtor de etanol das Américas, atrás de Brasil e Estados Unidos.
"Temos mais de seis milhões de hectares de terras que podemos conquistar para os biocombustíveis sem derrubar uma árvore sequer", assinalou Uribe ao lado de Bush.
Uribe lembrou ainda que a Colômbia pode produzir um milhão de litros de etanol, que utiliza para cobrir parcialmente a demanda nacional por combustíveis.
Bush chegou a Bogotá após visitar Brasil e Uruguai. Na sexta-feira passada (9), em São Paulo, o presidente americano selou uma aliança com Luiz Inácio Lula da Silva para "cooperação e desenvolvimento na área dos biocombustíveis".
A aliança deve provocar investimentos na América Latina e uma menor dependência do petróleo, importado de países como a Venezuela, um dos principais fornecedores do produto para os Estados Unidos.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira em Buenos Aires que Bush tem a "idéia louca" de "pretender substituir a produção de alimentos para seres humanos por uma produção de alimentos para veículos", para sustentar o modo de vida americano.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe