Presidentes aprovam criação do Conselho Energético
A I Cúpula Energética Sul-Americana aprovou a criação de um Conselho Energético Sul-Americano que acompanhará o desenvolvimento dos acordos regionais sobre a área.
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pediu hoje a inclusão, na declaração final da I Cúpula Enérgetica Sul-Americana, de propostas de interconexão elétrica regional e economia integral de energia, aspectos nos quais seu país trabalha.
No início dos debates da Cúpula, Uribe foi o primeiro presidente convidado para expor seus pedidos relativos aos aspectos abordados por Chávez no discurso inaugural da sessão.
Segundo o presidente, estão sendo construídos sete grandes sistemas de transporte coletivo na Colômbia, ao tempo que outros sete estão previstos, "para poupar tempo, custo de transporte, combustível e emissões de dióxido de carbono".
Sobre a interconexão elétrica, ele assinalou que a Colômbia constrói uma terceira linha de interconexão com o Equador; está terminando outra com o Panamá, e estuda um projeto com o estado venezuelano de Apresse.