Um grupo de crianças de uma escola primária da Inglaterra lançou um ursinho de pelúcia para a estratosfera no dia 5 de abril. A atividade fazia parte de um experimento de ciência, e o urso, chamado de “Sam”, foi amarrado a um balão de gás hélio e liberado para os ceús, acompanhado de uma câmera GoPro e um GPS.
Os pequenos monitoraram a localização do brinquedo enquanto ele subia e era gravado em frente a imagens da Terra.
Quando o balão estourou, a cerca de 24 quilômetros acima da Terra, Sam se separou do rastreador e da câmera. O equipamento despencou de volta à terra firme e foi descoberto em um campo em Burnley, a 77 quilômetros do local de lançamento.
Agora, a escola montou uma campanha para recuperar o bichinho, que pode estar em qualquer lugar em um raio de 64 a 80 quilômetros do local de pouso do GPS.
Os usuários do Twitter estão utilizando a hashtag #FindSam para ajudar a divulgar a busca, e o Morecambe Bay Midland Hotel, de onde Sam foi lançado, está oferecendo uma estadia no hotel para quem encontrá-lo.
Veja o vídeo da viagem de Sam
Sam the dog: From The Midland to Space!Our cuddly toy dog and English Lakes Hotels Resorts & Venues mascot was sent on a space mission by school children for their science project. He launched from the roof of The Midland and was filmed by a camera in his helium balloon. UPTDATE 16:00 07/04/16: Have you seen Sam the Dog? Sam the Dog went missing in action. The equipment landed in a field near Burnley, but Sam had become detached during re-entry and was nowhere to be seen when his tracking equipment and live telemetry systems were recovered.According to the flight data, it is thought that he returned to earth within a 40-50 mile radius of the landing site. We are offering a reward if found.Find out more about Sam in Space on our blog://elh.uk/SamInSpace#FindSam
Publicado por The Midland em Quarta, 6 de abril de 2016
*Colaborou: Cecília Tümler