Claudia e Pedro Carmona, na ponte sobre o Arroio Chuí (RS).| Foto:

Após ser rejeitado pela mãe e quase ser sacrificado, o pequeno urso polar Knut foi adotado pelos funcionários. O problema, agora, porém, foi que o bichinho recebeu uma ameaça de morte anônima.

CARREGANDO :)

A mensagem chegou escrita por fax à diretoria do zôo e dizia que ele seria morto ainda nesta quinta-feira (19), segundo informou o jornal alemão "Bild". Em entrevista ao mesmo diário, a polícia informou que o urso polar não receberá qualquer tipo de proteção policial. Já o zôo resolveu triplicar a segurança e botou 15 homens vigiando o animal.

Celebridade

Publicidade

Ele virou capa de revista e atrai a cada dia milhares de fãs. Sua história virou tema de canções e suas fotos estampam camisetas e pôsteres. Knut, um bebê de urso polar, se transformou em ídolo número um do momento na Alemanha e astro inconteste do zoológico de Berlim.

Rejeitado pela mãe ao nascer, em 5 de dezembro passado, e alimentado desde então com mamadeira por funcionários do zôo, o adorável bichinho tinha tudo para conquistar o público, mas desde sua primeira aparição, em 23 de março, despertou uma verdadeira paixão.

Naquele dia, 500 jornalistas, entre os quais uma centena de funcionários de emissoras de televisão de todo o mundo, se espremeram em frente ao recinto onde Knut mora para vê-lo brincar.

Desde então, a loucura pelo ursinho se espalhou pelo país. A edição alemã da revista Vanity Fair pôs o ursinho na capa, com a legenda: "eu, Knut, astro mundial surgido na Alemanha". Na semana passada, a capa da revista foi dedicada à chanceler alemã, Angela Merkel. No zoológico, o recinto onde o ursinho mora atrai cada vez mais pessoas.

A "Knutmania" também tem seu lado comercial. Em março, a freqüência do zoológico dobrou com relação a março de 2006, com 200.000 visitantes, e uma loja especialmente montada perto do recinto do ursinho vende camisetas, cartões postais e, sobretudo, ursos de pelúcia. O sucesso é tanto que o zôo registrou o nome Knut como marca comercial, pois é um atrativo para as vendas: agora, há caramelos, música - estão à venda dois CDs em sua homenagem - e sua foto estará em breve em cartões de crédito de um banco berlinense.

Publicidade