Montevidéu O vice-presidente do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, disse ontem que a visita do líder americano, George W. Bush, ao país vem ao encontro dos interesses de manter as melhores relações com todas as nações. "O objetivo do Governo é ter a melhor e mais ampla relação com todos os países possíveis", disse Novoa.
O Uruguai será o segundo país que Bush visitará em sua viagem a nações latino-americanas, que inclui também Brasil, Colômbia, Guatemala e México. Bush chegará a Montevidéu hoje à noite e irá embora da capital uruguaia no domingo de manhã.
"O que estamos discutindo hoje é como melhoraremos nossas condições de comércio com os Estados Unidos, como queremos discuti-las com a União Européia, Índia ou China. Vamos buscar em todas partes do mundo o melhor acesso possível", afirmou Novoa.
O vice-presidente disse que entende as controvérsias geradas pela visita de Bush, pois, segundo ele, os sucessivos Governos dos Estados Unidos causaram um sentimento antiamericano que "não nasce por geração espontânea".
Para Novoa, o debate que ocorreu na sociedade foi positivo.