| Foto: Agresearch/AFP

Cientistas conseguiram criar, na Nova Zelândia, uma vaca transgênica cujo leite não produz uma proteína que causa alergia em bebês.

CARREGANDO :)

Como escrevem os autores do estudo publicado na revista científica PNAS, nos países desenvolvidos, entre 2% e 3% das crianças são alérgicas a proteínas do leite de vaca no primeiro ano de vida.O estudo foi feito por pesquisadores da empresa estatal de pesquisa AgResearch e da Universidade de Waikato, liderados por Goetz Laible.

A proteína que causa a alergia é conhecida como BLG, sigla para beta-lactoglobulina. Ela não existe no leite humano, mas é comum no leite de vacas e ovelhas.Para se chegar à bezerra transgênica, foram necessários estudos em células; depois, em um modelo genético com camundongos; e, por fim, o teste com bovinos.

Publicidade

Tentar tirar os genes da BLG dos bovinos não deu certo. A equipe de Laible utilizou então a interferência de RNA, método que usa essa molécula, prima do DNA, para inibir a ação de genes. A técnica cortou em 96% a produção da proteína BLG.Não se sabe muito sobre a função biológica da BLG. Os estudos são difíceis por que não há modelos em camundongos capazes de produzir bons resultados. Mesmo a técnica de interferência de RNA ainda é algo novo nos estudos com animais maiores, de pecuária.

Como os autores admitem, ainda faltam muitos estudos e experimentos para criar vacas transgênicas produzindo o leite que se deseja.