Ouça este conteúdo
A agência reguladora de medicamentos dos EUA concedeu nesta segunda-feira (23) aprovação definitiva para a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 no país. A FDA (Food and Drug Administration) já havia autorizado o uso emergencial do produto em dezembro do ano passado.
Agora, a vacina passará a ser comercializada com o nome Comirnaty, para prevenção da Covid-19 em pessoas com 16 anos ou mais. O uso emergencial para adolescentes entre 12 e 15 anos continua valendo.
"Sendo a primeira vacina contra Covid-19 aprovada pela FDA, o público pode estar muito confiante de que esta vacina atende aos altos padrões de segurança, eficácia e qualidade de fabricação que a FDA exige de um produto aprovado" disse Janet Woodcock, da FDA. Ela disse que a agência espera que a aprovação final da vacina gere mais confiança na população, levando mais pessoas aos postos de imunização.
"O marco de hoje nos coloca um passo mais perto de alterar o curso desta pandemia nos EUA", disse ela. Mais de 170 milhões de americanos completaram seu esquema vacinal contra a Covid-19, o equivalente a 51% da população.
A campanha de imunização desacelerou nos EUA entre abril e julho. O aumento de casos de Covid-19 pela variante Delta fez com que mais pessoas buscassem a vacina desde o mês passado, mas ainda assim, o número de aplicações de doses por dia ainda é muito inferior ao pico registrado em abril.