A Ucrânia informou nesta quinta-feira (15) que centenas de corpos foram encontrados numa vala comum na cidade de Izyum, na região de Kharkiv, no leste do país, localidade cujo controle foi recuperado pelas forças ucranianas após meses de domínio russo.
Serhii Bolvinov, investigador-chefe da polícia da região de Kharkiv, disse à emissora britânica Sky News que havia cerca de 440 corpos no local e que as primeiras análises apontam que essas pessoas foram mortas a tiros, após explosões de minas ou atingidas por ataques aéreos.
“Para mim, foi especialmente chocante e horrível [essa descoberta], isso é um crime contra a humanidade. Não deveria ser assim em um mundo civilizado em 2022. É uma história horrível e desagradável sob qualquer ponto de vista. Estou confiante de que os responsáveis por essa maldade serão punidos”, afirmou Bolvinov.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que visitou Izyum na quarta-feira (14), tem pedido à população das áreas recuperadas no leste e no sul ucraniano que relate crimes de guerra cometidos pelas tropas russas.
Deixe sua opinião