Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Argentina

Valenzuela é recebido por assessor, e não por chanceler

O subsecretário para Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado americano, Arturo Valenzuela, se encontrou ontem com o chefe de gabinete argentino, Aníbal Fernández, em Buenos Aires. Foi a segunda parada da viagem de Valenzuela pela região. Na segunda-feira, ele passou por Brasília, onde se encontrou com o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

O governo de Cristina Kirchner mudou o plano da visita pouco antes da chegada do enviado americano, ordenando que Fernández se encontrasse com ele ao invés do chanceler Jorge Taiana. A decisão foi parecida com a tomada pelo Brasil, que não destacou o chanceler Celso Amorim para receber o subsecretário americano.

Durante a sua passagem por Buenos Aires, o americano falou em uma conferência do Conselho Argentino para as Relações Internacionais, a portas fechadas, e assistiu a uma recepção na embaixada dos EUA ao lado de representantes da oposição argentina.

Um problema recente entre as duas nações ocorreu em 2007, quando um colaborador secreto do FBI afirmou na Justiça americana ter levado US$ 800 mil em moeda de Caracas à Casa Rosada, para serem usados na campanha de Cristina.

Valenzuela irá também ao Uruguai e ao Paraguai.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.