O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, sugeriu nesta quinta-feira (20) que os atos de vandalismo contra a Tesla são coordenados por "esquerdistas ricos".
"Meu palpite é que, se chegarmos ao fundo disso, descobriremos que há algumas pessoas de esquerda muito loucas, muito perturbadas, mas muito ricas, que estão financiando essas coisas", afirmou durante uma entrevista ao programa conservador The Vince Show, da rádio americana Westwood One.
O comentário de Vance é a mais recente manifestação do governo federal sobre a onda de ataques contra veículos, concessionárias e propriedades da Tesla, do empresário Elon Musk, nos EUA.
As empresas do bilionário estão sob os holofotes desde que Musk assumiu o comando do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), encarregado de reduzir os gastos e a burocracia no governo federal.
Os atos de vandalismo envolvem desde incêndios criminosos em estações de carregamento dos veículos até tiros disparados em showrooms.
O vice-presidente dos EUA foi questionado se acreditava que George Soros estaria por trás do financiamento dos ataques. Ele respondeu que "seria consistente" com os planos do investidor bilionário "para impedir a agenda de Trump".
Contudo, Vance não cravou a ideia como verdadeira. "Seria consistente, mas eu não sei se são eles. Eu não ficaria chocado se fosse", declarou, sugerindo que elites politicamente motivadas poderiam estar por trás dos ataques.
No dia anterior, o presidente Donald Trump descreveu como "terrorismo doméstico" os atos de vandalismo contra propriedades da fabricante de veículos elétricos Tesla, cujo diretor executivo, Elon Musk, é um de seus assessores mais próximos.
"Acho que quando pegarem os responsáveis, e espero que peguem, e já prenderam alguns deles, será descoberto que eles estão sendo pagos por pessoas com uma forte motivação política de esquerda", opinou Trump.
CNJ é implacável com juízes de direita e tolerante com irregularidades do Judiciário
De ADO a TV Justiça: novíssimo guia para estrangeiros entenderem o STF
Após ajudar na vitória de Trump, Musk aposta fichas em eleição para juiz
Em favor de estados, Alcolumbre apoiou pautas que pioram situação das contas do país