Um memorial para judeus que morreram no Holocausto foi vandalizado na cidade de Weimar, na Alemanha.
Segundo informações de um relatório local, os vândalos grafitaram a frase antissemita “os judeus são criminosos” nas chamadas Stolpersteine ou pedras de tropeço, que estão localizadas em calçadas locais para identificar casas que pertenceram a judeus locais, informou o jornal Thuringer Allgemeine.
Além dos atos de vandalismo recentes no memorial, o relatório denunciou que a mesma frase foi grafitada em cartazes publicitários em um festival judaico e em outros pontos com homenagem aos judeus no ano passado.
As autoridades alemãs ainda não identificaram os autores dos atos antissemitas, mas a política trabalha com a hipótese de que as ações estão conectadas.
Desde outubro do ano passado, quando o Hamas invadiu o território israelense e matou milhares de civis, houve um aumento significativo de ações antissemitas na Alemanha e em outros países da Europa.
Segundo a inteligência interna alemã, crimes envolvendo antissemitismo avançou de 33 incidentes no ano passado, até outubro, para 492 casos.