Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desrespeito

Vândalos desfiguram monumento em memorial judeu na Polônia

Vândalos desfiguraram um monumento às vítimas do massacre de judeus na Segunda Guerra Mundial na Polônia, pintando inscrições racistas e suásticas em tinta verde, informou a polícia nesta quinta-feira.

Trata-se do mais recente em uma série de atos racistas e xenofóbicos de vandalismo nos últimos tempos, que têm como alvo as pequenas comunidades judaicas e muçulmanas no leste da Polônia, bem como a minúscula minoria lituana.

Ao menos 340 judeus foram queimados vivos pelos vizinhos poloneses em um celeiro no massacre de 1941 na cidade de Jedwabne, no leste. O local foi posteriormente transformado em memorial.

"Na quarta-feira, uma patrulha policial passou pelo local danificado. Nós imediatamente começamos uma investigação", disse Andrzej Baranowski, porta-voz da polícia na cidade próxima de Bialystok.

Os vândalos também escreveram em uma parede em volta do memorial frases como "Eu não tenho pena de Jedwabne" e "Eles eram altamente inflamáveis". Eles encobriram os símbolos em hebraico e polonês do memorial com tinta.

Esta semana, o Ministério do Interior da Polônia afirmou que os recentes incidentes antissemitas e xenofóbicos foram provavelmente perpetrados pelas mesmas pessoas e todas estavam sendo investigadas pela polícia de Bialystok.

A Polônia detinha a maior população de judeus da Europa, com cerca de 2,5 milhões, até a Segunda Guerra Mundial, quando boa parte foi morta no Holocausto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.