• Carregando...

O multimilionário Álvaro Noboa, candidato à Presidência do Equador, tem uma vantagem de cerca de 140 mil votos sobre o esquerdista Rafael Correa, quando chega a 79,72% a apuração oficial do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

Noboa conseguiu até o momento 1.146.287 votos (26,24%), enquanto Correa tem 1.006.181 votos (23,03%), informou o TSE em seu portal na internet. Se continuar a tendência, ambos candidatos disputarão o segundo turno das eleições em 26 de novembro.

Depois de Correa aparece o populista Gilmar Gutiérrez, irmão do ex-presidente Lucio Gutiérrez, com 17,72% dos votos, enquanto a social-cristá Cynthia Vitera está em quinto lugar com 9,67% e o indígena Luis Macas em sexto com 2,25%.

O Tribunal Supremo Eleitoral prometeu para a manhã desta quarta-feira os resultados totais da eleição presidencial

E-Voto não entregou os resultados totais no domingo. Seu sistema de informática entrou em colapso quando havia chegado a apuração de 70,5% dos votos, na madrugada de segunda-feira, e horas depois chegou a 72,25%, e a partir daí continuou parado.

O TSE anunciou a recisão do contrato com a E-voto e entrou com um processo contra a empresa brasileira pelos danos e prejuízos causados ao país, entre outras medidas.

As críticas ao Tribunal Superior Eleitoral aumentaram por parte de vários candidatos, grupos políticos e sociais, que resposabilizam o TSE pelo fracasso do trabalho da E-vote e apontam, sem provas, que poderia ter havido uma possível fraude.

A promotoria de Quito entrou nesta terça-feira nos escritórios da E-vote para investigar um suposto crime de informática.

Leia mais: O Globo Online

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]